11 dezembro 2006

Software grátis de análise acústica de voz

Existem alguns programas de análise acústica de voz disponíveis para download gratuito na internet. Saliento dois que me parecem ser instrumentos muito úteis e de fácil utilização. Estes softwares analisam a voz, mas só o utilizador poderá interpretar os resultados no contexto do seu trabalho. Por isso, é necessário conhecer os elementos da produção da voz, compreender as formas das curvas e os espectrogramas.

O “Praat” é um programa que permite não só analisar, sintetizar e manipular a voz, mas também criar imagens (gráficos) para apresentação em trabalhos ou teses. Foi elaborado por Paul Boersma e David Weenink, no Departamento de Fonética da Universidade de Amsterdão e está constantemente a ser melhorado. A versão 4.5.05 foi lançada em 05 de Dezembro de 2006 e está disponível para download no sítio da internet do Praat, onde se podem fazer actualizações para se conseguir as mais recentes funções e correcções.

É possível fazer análises espectrográficas, do pitch, dos formantes, da intensidade, e ainda obter o jitter (índice de perturbação da frequência de vibração das cordas vocais), o shimmer (índice de perturbação da amplitude de vibração das cordas vocais) e medidas de ruído glótico. Existe uma janela de ajuda (“Help”), que apresenta um manual que permite buscas pelo tópico que pretendemos esclarecer, ou que se pode ler sequencialmente.

2. WAVESURFER

O Wavesurfer é também uma ferramenta para visualização e manipulação de som. Foi concebido tanto para utilizadores inexperientes como para os mais avançados, visto que tem uma interface simples e lógica.

Foi elaborado por Kåre Sjölander and Jonas Beskow, do Centro para Tecnologia da Fala – Centre for Speech Technology (CTT) – em Estocolmo. A última versão é a 1.8.5 e foi lançada em 01 de Novembro de 2005. Pode ser usado para várias tarefas na área da voz, nomeadamente pesquisa e formação. As aplicações típicas são a análise de som/voz e transcrição de som, possibilitando avaliações espectrográficas, do pitch, da intensidade e dos formantes.

O Wavesurfer permite a execução de várias tarefas de uma forma mais intuitiva comparativamente ao Praat. No entanto, ao contrário do Praat, o Wavesurfer não permite a análise das medidas de perturbação jitter e shimmer, nem se obtêm gráficos comparativos.