25 novembro 2006

Modelo da dupla via (Coltheart et al.)

Este é um diagrama do modelo neurocognitivo do sistema de processamento da linguagem, elaborado consoante aquilo que foi leccionado pela Dra. Inês Gomes, professora de Neurolinguística da UFP e com base nas referências abaixo citadas. A preto está representada a via lexical, a roxo a via fonológica ou não-lexical e a verde a sub-via lexical. (Não consegui pôr a imagem maior!!)



O modelo em cascata de dupla via, para o reconhecimento de palavras e para a leitura em voz alta, descreve a teoria actual mais abrangente sobre o conjunto de processos mentais que as pessoas usam para a leitura e escrita, de acordo com Max Coltheart, um dos seus autores (na foto). Também oferece explicações sobre os diferentes padrões de perturbações após uma lesão cerebral.

Para se compreender como as pessoas lêem e escrevem, precisamos saber exactamente quais são as diferentes competências e como elas interagem umas com as outras, fazendo uma analogia com um programa de computador.
Bom estudo!
Sempre ficam a conhecer a cara do senhor...

Referências:
Kay, J.; Lesser, R. & Coltheart, M. (1992). Psycholinguist assessment of language processing in aphasia. Hove, UK: Lawrence Erlbaum Associates.
http://www.esi-topics.com/nhp/comments/september-02-MaxColtheart.html

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigada Eva... dá bastante jeito esse post, lol =)

Ira]

25/11/06 5:58 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

É pena a imagem não ficar maior.
Eu até escrevia mais sobre o assunto, mas estou com alguma falta de tempo.

25/11/06 7:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estimada Eva, é extraordinária a quantidade de coisas que tenho aprendido no seu blog."O modelo em cascata de dupla via". Magnifico.
Constatando que deve morar perto da cidade do Porto, aconselho-a a visitar um blog que certamente vai gostar.
Uns grupos de pessoas aparentemente inteligentes (na realidade desconheço)juntam-se todos os meses para apresentar e debater os mais variados temas.
Acho que gostariam de contar consigo.
www.barulhonacasa.blog.pt

28/11/06 3:09 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Que giro...
Clicando na imagem, vê-se muito bem...
Um beijo

29/11/06 7:25 da manhã  
Blogger Eva Antunes said...

Obrigada pelos simpáticos comentários. Não fazem ideia da quantidade de coisas que eu queria escrever sobre este assunto.

Vou fazê-lo a partir de agora e vou tentar que não seja muito maçador... Para muitos dos meus amigos e colegas é que talvez tivesse dado jeito que fosse antes do teste.
Desculpem amiguinhos, mas não consigo fazer como certas pessoas e só dormir 4 horas por noite :)

29/11/06 4:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25/6/07 11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL Querida Eva: tenho de a felicitar,de facto! Consegue ser maçadora mesmo sem o tentar!!!!
Como é que consegue?! Extraordinário!
Claro,há que dormir não é?Também dava imenso jeito dedicar tempo ao seu filho...
É mesmo típico seu só passar as informações depois dos testes...

25/6/07 11:34 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Caro(a) anónimo(a),
Ao expor-me neste blog, sujeito-me às opiniões das pessoas.
No entanto, agradecia que deixasse o meu filho e a minha vida pessoal fora do seu cinismo, visto que não têm nada a ver com isto e que não sabe do que fala.

26/6/07 10:37 da manhã  
Blogger Unknown said...

Olá Eva,

Também eu fui aluna da Prof. Inês Gomes (mas de Psicologia) e ando louca atrás deste modelo para incluir na minha tese.
... que não o encontrava nem nos apontamentos das aulas da Prof Inês nem do Prof Joaquim Ramalho que também lecciona esse modelo nas suas aulas.

Por isso bem haja para ti!

Bjs,
Eva Pinheiro

P.S: A referência correcta é a que se encontra abaixo?

1/1/10 7:34 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Existem alguns autores que falam deste modelo. Como sou de terapia da fala, tenho alguns livros, mas nesta área.

Espero que lhe seja útil.

Eva Antunes

4/1/10 11:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home