23 outubro 2006

Doença de Alzheimer

Vejam este brilhante anúncio, que transmite várias mensagens implícitas, com dignidade e sem explorar gratuitamente os infortúnios alheios. Será por isso que foi premiado!

Os sintomas das demências, de uma forma geral, incluem perda de memória, confusão, perturbações da fala e da compreensão. A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva, cujo início é insidioso e marcado pelos problemas mnésicos (Alzheimer’s Society, 2005 e Romero, 2005).

Romero (2005) apresenta uma divisão em 3 estágios, de acordo com a gravidade da doença e o grau de independência do indivíduo: 1) Inicial, destacando-se a anomia e os circunlóquios; 2) Intermediário, com agravamento das dificuldades de comunicação e de linguagem; 3) Final, ocorrendo mutismo e comprometimento de todas as funções cognitivas. Segundo a Alzheimer’s Society (2005), um sinal precoce de que a linguagem está a ser afectada pela demência é a anomia e poderá chegar a uma fase em que a pessoa quase não consegue comunicar através da linguagem.

Logemann (1998) descreve ainda as perturbações da alimentação e da deglutição que ocorrem nos indivíduos com a doença de Alzheimer. Inicialmente, desenvolvem uma agnosia aos alimentos, o que lhes dificulta a aceitação da comida na cavidade oral e a deglutição. Com o avanço da demência, surgem frequentemente apraxias da alimentação (incapacidade para o uso dos talheres) e da deglutição (dificuldade no início da fase oral, mantendo os alimentos na boca com poucos ou nenhuns movimentos da língua durante minutos). Os doentes de Alzheimer podem ainda apresentar alterações fisiológicas, tais como redução nos movimentos de lateralização da língua durante a mastigação, atraso no desencadear da fase faríngea da deglutição, reduzida elevação laríngea e movimento de posteriorização da língua diminuído. Romero (2005) relata que a pneumonia é a maior causa de morbilidade e morte nos doentes de Alzheimer, dados que reforçam a presença de problemas de deglutição.

A comunicação das nossas necessidades e sentimentos, assim como a deglutição, são áreas vitais para a preservação da qualidade de vida das pessoas e as estratégias de intervenção devem estar adaptadas ao estágio de evolução da doença (Alzheimer’s Society, 2005 e Romero, 2005).

"Uma criança abusada nunca esquece."

REFERÊNCIAS:
1) Alzheimer’s Society. (2005). Caring for someone with dementia. [Em linha]. Disponível em www. alzheimers.org.uk/Caring_for_someone_with_dementia/
Maintaining_quality_of_life/advice_communication.htm.
2) Logemann, J.A. (1998). Evaluation and treatment of swallowing disorders. 2nd ed. Austin, TX: Pro-Ed.
3) Romero, S.B. (2005). Intervenção fonoaudiológica nas demências. In: Ortiz, K.Z. (Org.). Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Barueri, Manole.
Realizado por: Eva Antunes

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Eva!
Já à algum tempo que não te deixo comentários... Queria te dizer que gostei imenso desta crónica...não me canso de ver o spot publicitário...está sem dúvida muito bem conseguido!...Aborda duas problemáticas de uma vez só, de uma forma fantástica.
Mais uma vez, parabéns pelo blog,
Beijinhos,
Ana Leonor

16/11/06 1:31 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Ana,
Este anúncio é mesmo muito bom. É fantástico como há quem consiga transmitir, em tão pouco tempo e com tão poucas palavras, mensagens tão profundas.

16/11/06 2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Eva!

Em primeiro lugar quero-te dar os parabéns pelo teu blog, está muito interessante.

Gostei particularmente desta crónica. É desafiante e profunda a mensagem transmitida por este anúncio - como a história de vida de uma pessoa pode ser tão marcante e, nós profissionais de saúde, temos sempre de estar atentos a ela.

Parabéns e obrigada pela tua partilha.

Um beijinho, Marta.

18/11/06 3:44 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Excelente, Marta!
Conseguiste tirar ainda mais uma lição deste pequeno filme - o passado e a individualidade de cada um.
És uma pessoa muito sensível e capaz de estabelecer muita empatia com os outros.
Beijinhos

18/11/06 3:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home