22 outubro 2006

A Terapêutica da Fala

A terapêutica da fala é uma profissão repleta de esperanças e promessas, com muitos desafios e encantos. É um privilégio poder intervir na única característica que nos distingue do animal e ter a possibilidade de ser um facilitador de mudança para aqueles que estão diminuídos na capacidade de comunicar. Trabalhar como terapeuta da fala é lidar com a resolução de perturbações relativas à própria essência do ser humano.

Como é difícil encontrar uma patologia exclusivamente numa determinada área, a reabilitação deve ser holística, atendendo ao indivíduo de uma forma global e sempre centrada nas suas idiossincrasias. Deve dar-se mais importância ao processo do que ao resultado final e a melhor intervenção será propor e não impor, sem esquecer a necessidade de motivação, promovendo a auto-estima com base na construção de relações de confiança.

Segundo o que foi deliberado pelo C.P.L.O.L. (Comité Permanent de Liaison des Ortophonistes / Logopèdes de l’Union Européenne – Comité Permanente de Ligação dos Ortofonistas / Logopedas da União Europeia) e adoptado pela A.P.T.F. (Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala), “o terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações com ela relacionadas (…)”. Este fórum está aberto à discussão neste território tão vasto de intervenção e com aplicações cada vez mais diversificadas, seguindo as áreas propostas pelo C.P.L.O.L.:

- Perturbações articulatórias
- Perturbações da fala
- Perturbações da voz (de causa funcional, traumática ou orgânica, desenvolvimental ou aquirida)
- Perturbações da linguagem falada
- Perturbações da linguagem escrita (dislexia, disortografia, disgrafia)
- Perturbações que afectam o raciocínio matemático e lógico
- Intervenção precoce e terapia para incapacidades várias em crianças
- Ensino da leitura de fala para indivíduos com défices auditivos
- Ensino da fala a crianças surdas e terapia da linguagem a pessoas com défice auditivo adquirido
- Terapia para afasia e outras perturbações da fala e da linguagem de origem neurológica
- Terapia da alimentação e da deglutição
- Terapia para perturbações que afectam a trompa de Eustáquio
- Manutenção da comunicação em pessoas com perturbações cerebrais associadas ao envelhecimento.

A terapêutica da fala é uma ciência relativamente recente em Portugal (reconhecida pelo D.L. n.º 384-B/85 de 3 de Setembro), cuja evolução é notória de dia para dia. De acordo com uma análise estatística do C.P.L.O.L., Portugal é o país da União Europeia com mais habitantes por terapeuta da fala – temos 15.845 TF/habitante e a média da União Europeia é de 7.236,84 TF/habitante (dados de Maio de 2006). Podemos inferir que a terapêutica da fala ainda está em pleno desenvolvimento no nosso país, existindo muitas necessidades em determinados âmbitos de trabalho, escassez quanto à investigação e pouca divulgação do saber-fazer do terapeuta da fala.

Nesta profissão lida-se com muitos saberes de base diferentes, o que exige não só fundamentação teórica que suporte a actividade prática, mas também flexibilidade e capacidade de adaptação de forma a combinar o conhecimento científico com as habilidades clínicas. O objectivo é atingir o melhor resultado possível para os utentes.

Realizado por: Eva Antunes

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá gostei de imenso de ver este blog com uma apresentação sucinta e tão completa desta profissão ainda tão desconhecida (neste pais de rojões e vinho tinto) mas importante e com tantas possibilidades no desenvolvimento da comunicação oral.

23/10/06 7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pela iniciativa, Eva!!! Prometo estar atenta ao blog! :o)

Um abraço,

JR

23/10/06 9:27 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Obrigada às duas. Conto convosco! :)

24/10/06 9:15 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Daniela, Já deves saber como admiro a tua determinação e capacidade de trabalho. Principalmente, quando penso em como eu era quando tinha a tua idade! ;)
Fico à espera das tuas crónicas...

25/10/06 9:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que maravilha! Adorei o teu blog. Dá gosto ler o que aqui escreveste. Parabéns! Conta com o meu apoio, claro, também vou andar sempre "em cima". ;)
Magda

30/10/06 7:31 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Obrigada Magda. És muito positiva e boa onda!! Gosto de te ter como leitora/comentadora :D

30/10/06 7:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Eva!!Este blog é a prova em como a simplicidade de apresentação torna tudo tão agradável!!! Além do mais acho que tens aqui um blog muito bem conseguido, com informação muito clara até para quem não é terapeuta da fala! Adorei ;)
Parabéns pela iniciativa
Joana Antunes

6/11/06 1:51 da manhã  
Blogger Eva Antunes said...

Fico sensibilizada com palavras tão simpáticas. Parece que os objectivos gerais deste "plano de intervenção" estão a ser atingidos - proporcionar um espaço de divulgação e discussão, despertar a curiosidade. As estratégias são a simplicidade e o rigor, tentando produzir apresentações agradáveis.
Até breve! :)

6/11/06 9:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Eva!
Gostava de te agradecer pela ternura com que dás a conhecer a mais bela profissão.
Nós somos comunicação: é através dela que exploramos o mundo e que nos damos a conhecer...
Poder ajudar alguém com um distúrbio a este nível é luminoso.
Um beijinho com tanto carinho quanto o que tens evidenciado na construção deste espaço, tão afável.
Estou contigo*

11/11/06 10:19 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Márcia,
Fiquei comovida! Que palavra tão bonita: "luminoso".
Continua sempre a irradiar a tua luz própria.

12/11/06 2:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home