16 abril 2007

Prémios Voz 2007


«O actor Rui de Carvalho e o grupo Rádio Renascença são hoje distinguidos pelo seu trabalho sobre a voz, numa cerimónia que decorre em Lisboa no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, que se assinala segunda-feira.

O Prémio Voz 2007 vai ser entregue ao actor Rui de Carvalho "como reconhecimento de uma voz inconfundível, que tem sido admirada por gerações e gerações", disse à Lusa Mário Andrea, director do Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital de Santa Maria , que organiza as comemorações.

Na opinião do especialista, que é também membro do júri do prémio, Rui de Carvalho tem sido "um hino à voz" e a sua voz, "muito bem colocada e muito bem cuidada", é "um prazer para gerações de admiradores" que acompanharam uma carreira muito extensa e desdobrada entre teatro, televisão e rádio.

O grupo Rádio Renascença recebe o Prémio Voz nos Media 2007 pelo trabalho que todos os órgãos de comunicação do grupo têm desenvolvido em torno da voz.

"Desde que foi criado o Dia Mundial da Voz, há cinco anos, o grupo Rádio Renascença ajudou-nos a divulgar as questões relativas à voz", desde a prevenção ao diagnóstico precoce das doenças existentes, disse Mário Andrea, afirmando que "uma mensagem que passe nos media tem uma força que os médicos não conseguem dar".

Questionado pela Lusa sobre os efeitos concretos dessa divulgação, o otorrinolaringologista disse haver um interesse cada vez maior nas questões da voz, o que se traduz numa maior detecção de problemas antes de se tornarem graves.

Mário Andrea lembrou que quando começou a comemorar-se o Dia Mundial da Voz foi lançada uma campanha para promover o diagnóstico precoce do cancro da laringe, que consistia em recomendar a quem estivesse rouco por mais de duas semanas uma consulta com um otorrinolaringologista.

Desde então "as pessoas estão mais atentas" e agora aparecem quando ainda só têm pequenas alterações benignas, que são tratadas antes de evoluírem para algo mais complicado, explicou.

"Oiça a sua voz, cuide da sua voz, goste da sua voz" é o lema de um dia que visa alertar que a voz se estraga se não for bem cuidada, seja pelo tabaco seja pelo esforço de falar em locais ruidosos ou em ambientes poluídos ou secos.

Os Prémios Voz vão ser entregues durante a "Festa da Voz", que decorre no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e conta com apresentação dos locutores António Sala e Celestino Alves, duas vozes do grupo Rádio Renascença.

A "festa" inclui ainda um espectáculo com a actuação dos coros Infantil e Juvenil da Academia de Música Santa Cecília e do Palhaço Batolas - uma profissão que sofre agressões à voz devido ao esforço - e uma declamação pelo actor Rogério Samora, acompanhado ao piano por Rodrigo Leão e ao acordeão por Gabriel Gomes.

Actuações dos músicos Mafalda Veiga e João Pedro Pais, do "Gato Fedorento" - que usam a voz para fazer imitações - e da fadista Alexandra completam o espectáculo.

Além de Mário Andrea, o júri dos Prémios Voz 2007 é composto pelo cantor Luís Represas, o director da Faculdade de Medicina de Lisboa, José Fernandes e Fernandes, o membro do conselho de administração do HSM Jorge Poole da Costa, o professor da Faculdade de Medicina Óscar Dias e a terapeuta da fala Cristina Villa Simões.
»