19 março 2007

Aventuras na República Portuguesa

CONTEXTO: sexta-feira, 16 de Março, workshop sobre PECS (Picture Exchange Communication Symbols), um sistema de comunicação pela troca de imagens, ministrado pela terapeuta Lígia Lapa, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Cheguei à estação de Coimbra-B e decidi apanhar logo ali um táxi. Uma vez que não conhecia o local, corria menos riscos de me atrasar se alguma coisa corresse mal. Ou não soubesse eu como está organizado este país! Não é preciso ser-se bruxo para adivinhar o que vem aí. O taxista deixou-me à porta da Reitoria e perguntei-lhe se ali ficava o auditório. O senhor estranhou a pergunta e diz que sim, se aquilo era a Reitoria… Mas, ficou pensativo durante uns momentos e lá foi dizendo que se deveria passar qualquer coisa, porque no dia anterior tinham chamado alguns táxis para o Auditório da Reitoria, mas quando lá chegavam não encontravam ninguém. Bem, já estão a ver o filme que eu vi na altura.

Agradeci ao senhor, saí do táxi e tratei de pedir indicações a transeuntes (várias vezes, devo realçar). Obtive as mesmas reacções e informaram-me para onde deveria ir. Quando lá cheguei, vi tudo muito sossegado. Como em Portugal, tudo se atrasa e quem diz duas horas, quer dizer a partir das duas e meia, podendo começar às três menos um quarto, esperei… Mas, nem sequer havia cartazes a anunciar o evento. Voltei para trás e fui a um bar perguntar novamente. Aí, a senhora esclareceu-me que o Auditório da Reitoria não era naquele local!! A Reitoria tem um auditório, mas não é esse o nome dele – isto é francamente absurdo, mas eu já nem me espanto muito. “A senhora sai daqui, passa pelas Letras e fica nas Químicas, em frente às Médicas.”. Eu fiquei a olhar para a mulher com cara de parva. “Ai, não sabe onde é?”. Claro que não, se soubesse não estava ali a perguntar-lhe.

Enfim, lá fui. Pelo caminho, tornei a pedir informações, desta vez, já com ironia: “Podia dizer-me onde fica o Auditório da Reitoria, que não fica na Reitoria?”. Fitaram-me com altivez, como se eu é que fosse esquisita, e limitaram-se a esticar um dedo sobranceiro.
Estas aventuras não deixam de ser pitorescas, senão nunca teria tido oportunidade de ouvir declarações como "Segue as indiquetas, depois controla a rotunda...". E, apesar desta peripécia, ainda tive tempo de descansar. ;)

O workshop foi muito bom! (sem ironia)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eh eh, altamente, estou mesmo a ver o filme!
E onde fica o Auditório da Reitoria? Eu não faço ideia e também te mandaria para a Reiotria.

21/3/07 4:37 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Fica nas "Químicas" em frente às "Letras". Mas, não é logo visível - tens que ir para as traseiras e descer umas escadas. As senhoras que me esticarem o dedo, não me explicaram isto e eu tornei a andar demais, a ter que perguntar novamente e a voltar para trás.
Vá lá, que pelo menos foi tudo nas redondezas... :D
Adorei revisitar (ainda que brevemente) Coimbra - era um dia lindo de sol.

21/3/07 5:14 da tarde  
Blogger Cláudia said...

Olha, também não sabia...

Oh, queria ter ajudado mais! mas também te tería mandado para a Reitoria!

26/3/07 11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home