01 janeiro 2007

Avaliação da afasia pelo médico de família

Estava a fazer uma pesquisa e encontrei este artigo que faz uma síntese muito acessível sobre a avaliação das afasias:
"RESUMO
A linguagem é um processo complexo que envolve múltiplas estruturas do hemisfério cerebral esquerdo, hemisfério dominante para a linguagem nos indivíduos dextros e, mesmo na maioria dos indivíduos canhotos.
Designa-se por Afasia a perturbação de linguagem resultante de uma lesão cerebral que compromete vários aspectos da comunicação, nomeadamente a expressão oral, a compreensão de linguagem, a leitura e a escrita. São diversos os tipos de afasia, dependendo da localização da lesão cerebral.
A Afasia é uma sequela frequente de Acidente Vascular Cerebral, de traumatismos crânio-encefálicos e, embora mais rara, de tumores cerebrais ou de doenças infecciosas.
Pretende-se, neste artigo, descrever uma avaliação de linguagem passível de ser feita à cabeceira do doente ou numa consulta pelo médico de família. A avaliação consiste em quatro provas cardinais que permitem diagnosticar o tipo de afasia: fluência, nomeação de objectos, repetição de palavras e compreensão de ordens simples. Além destes, outros testes de leitura e de escrita permitem caracterizar melhor o defeito.
Palavras-chave: afasia, avaliação, linguagem."
Rev Port Clin Geral 2005;21:359-64

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"A linguagem é um processo complexo que envolve múltiplas estruturas do hemisfério cerebral esquerdo, hemisfério dominante para a linguagem nos indivíduos dextros e, mesmo na maioria dos indivíduos canhotos..."
Talvez por isso tanta gente não saiba falar...
Confusões políticas entre a direita e a esquerda.
Típico.

4/1/07 2:49 da tarde  
Blogger Eva Antunes said...

Alcebíades - perspicácia, imaginação e inteligência, como sempre. Gosto muito destes comentários que vão para além daquilo que está escrito, com interpretações novas e, claro, aprecio muito o sentido de humor. :)

4/1/07 4:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home